Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 25 de Junho de 2020 - 11h12

Exportações de algodão devem ficar levemente abaixo de 2 milhões de toneladas

Segundo a Anea, ciclo de embarques da safra 2018/19 ainda não está encerrado

DATAGRO

O presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Henrique Snicovski, revisou para baixo a projeção de exportações da pluma no ciclo 2019/20, durante reunião da Câmara Setorial do Algodão e Derivados, realizada “online” nesta quarta-feira (24). De acordo com o dirigente, com o avanço da pandemia da covid-19, os embarques deverão recuar da projeção pré-pandemia de 2,1 milhões de toneladas para pouco menos de 2 milhões.

“O ciclo de exportações da safra 2018/2019 ainda não está encerrado. De julho de 2019 a meados de junho de 2020, o país já embarcou 1,89 milhão de toneladas de algodão”, afirmou Snitcovski. Segundo ele, o acumulado de junho é de 34 mil toneladas, mas a entidade acredita que chegará a cerca de 50 mil toneladas, dado que deverá ser consolidado no primeiro dia útil de julho.

“Apesar da revisão na meta, é importante lembrar que este é o maior registro de embarques de algodão que o Brasil já teve. No segundo semestre do ano passado, o país exportou 1,08 milhão de toneladas, o maior segundo semestre da série histórica, desde 1997”, diz Snitcovski. Desde o final de abril até junho deste ano, os embarques estão sendo alongados. “No início da safra 2020, ainda teremos algodão da anterior para embarcar”, adverte.

Recordes a cada mês também foram batidos no primeiro trimestre deste ano, de janeiro a abril. “Maio já foi impactado pela pandemia, e, em junho, o número deve ficar perto de 50 mil toneladas, o que também não será a maior marca para este mês. De qualquer maneira, é muito representativo para o setor, uma vez que, de uma safra de cerca de 2,8 milhões de toneladas, vamos exportar quase dois milhões. Teremos um período desafiador à frente, não apenas com o alongamento dos embarques, mas de competitividade no mercado internacional. Por isso, é muito bom escutar que a safra 2019/2020 está vindo bem, com boa produtividade e qualidade”, conclui.

Mercado asiático

Ainda segundo a Anea, a China continua sendo o maior destino da pluma nacional, com 30% dos embarques. Na sequência, vem o Vietnã, com 15%; Bangladesh, com 12%; e, empatados, Indonésia, Paquistão e Turquia, com 10% cada um. Somados, esses seis principais mercados representam 90% dos embarques do Brasil. O país segue como o segundo maior exportador da pluma, com 20% do mercado do algodão. Cerca de 97% dos embarques se deram pelo Porto de Santos. Os 3% restantes seguiram pelos chamados portos do “arco norte” do Brasil e outros da região nordeste.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/algodao/2020/06/25/exportacoes-de-algodao-devem-ficar-levemente-abaixo-de-2-milhoes-de-toneladas.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar