Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 15 de Maio de 2013 - 11h34

Brasil busca oportunidades no mercado sucroalcooleiro da Tailândia

Missão prospectiva realizada pela parceria entre a Apex-Brasil e Apla busca mais informações sobre o setor no país asiático, que pretende construir mais 14 usinas até 2017

Ozonio

Luciana Corrêa

Para avaliar o segundo maior produtor de cana da Ásia e quarto do mundo, o diretor executivo do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), Flavio Castelar estará entre os dias 24 de maio e 2 de junho, na cidade de Bangkok, capital da Tailândia.

A missão prospectiva, realizada com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) por intermédio do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, tem como objetivo fazer um levantamento do mercado e identificar oportunidades para a cadeia produtiva de todo setor da cana no Brasil – referência mundial na produção de açúcar, etanol e grande fornecedor de tecnologia, máquinas, equipamentos e serviços.

A Tailândia, o segundo maior exportador de açúcar do mundo, pretende construir 14 usinas de cana-de-açúcar até 2017, somando-se às atuais 47 unidades produtoras.

O país conseguiu aumentar a produção da cana em mais de 40% nos últimos três anos, passando das 68,5 milhões de toneladas em 2009/10 para 98 milhões de toneladas na safra de 2011/12, o que representa um recorde de 10,24 milhões de toneladas de açúcar.

Com a construção das novas usinas, a capacidade de processamento do país deve crescer de 800 mil toneladas por dia em 2011 para 1,2 milhão de toneladas em 2016. Na Tailândia, o aumento na produção da cana nos últimos anos é resultado de melhorias nas safras, que cresceram de 73 para 79 toneladas por hectare. Em comparação com o Brasil, este dado mostra que a safra tailandesa está maior do que as safras atuais de cerca de 70 toneladas por hectare no centro-sul brasileiro - líder mundial na produção e tecnologia da cana-de-açúcar.

Atualmente, o açúcar é uma das melhores oportunidades de negócios na Tailândia. Segundo dados divulgados em abril deste ano, o país asiático produziu até o último dia 21 de março, 9,17 milhões de toneladas de açúcar, valor 2% maior em comparação com o mesmo período de 2011/12.

Para Castelar, a Tailândia é um mercado promissor para o setor, “Durante a missão faremos contatos com os grupos açucareiros, governo, entidades do setor, centros de pesquisa e representantes do setor da cana-de-açúcar da Ásia, onde nosso cluster pode aproximar os dois mercados Brasil e Tailândia”.

Na Ásia, países como Índia, China, Tailândia, Filipinas e Paquistão já elaboraram planos para usar a cana-de-açúcar como cultura de biocombustível para a produção de etanol.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2013/05/15/brasil-busca-oportunidades-no-mercado-sucroalcooleiro-da-tailandia.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar