Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 13 de Fevereiro de 2013 - 10h22

Exclusivas uagro

A maior colheitadeira de grãos do mundo

A máquina tem potência de 530cv, a CR9090 tem capacidade suficiente para colher com plataformas de até 45 pés (13,7 metros), capaz de suportar cargas de 12.500 litros de grãos

Universoagro

Adair Sobczak

Com os olhos do mundo voltados ao Brasil, país que tem em mãos todos os fatores de produção e um enorme potencial agrícola a ser explorado, as fabricantes de máquinas e implementos agrícolas têm investido em novas tecnologias para atender a crescente demanda por equipamentos, que atendam as necessidades de pequenos, médios e grandes produtores.

Durante a Show Rural Coopavel, realizada de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel, PR, a New Holland apresentou a CR9090, a maior colheitadeira de grãos do Brasil em características como, potencia e capacidade produtiva, e a maior do mundo, se forem levados em conta os quesitos de duplo rotor de debulha e separação, exclusivo da New Holland no mercado mundial e o alto desempenho na colheita, item este, que a levou a fazer parte do Guinness Book (livro dos recordes). “Em um teste a campo, realizado na Alemanha, a CR9090 atingiu picos médios de 68 toneladas colhidas de trigo por hora (abaixo, link do vídeo)”, destaca Roberto Jonker, coordenado de marketing da New Holland para a América Latina.

No Brasil, o principal nicho de mercado para a CR9090 está no Centro-Oeste e na região do Matopiba, onde a agricultura é praticada em grande escala. Inclusive, durante o Show Rural, foi vendida uma CR9090 a um produtor de Mato Grosso, onde será utilizada nas lavouras de milho e soja.

Voltada para grandes propriedades, o que chama atenção são os números da nova colheitadeira. O tanque de combustível tem capacidade para 1160 litros, com mais um reservatório adicional de 120 litros, onde é armazenada uma mistura à base de ureia, o que faz com que o motor de 13 litros tenha mais força e menos consumo, sistema moderno que controla de emissões de poluentes.

Com  potência de 530cv, a CR9090 tem capacidade suficiente para colher com plataformas de até 45 pés (13,7 metros), capaz de suportar cargas de 12.500 litros de grãos e um sistema opti spread™ (controle na cabine de direção e amplitude da distribuição de resíduos na plataforma).

O consumo de combustível fica ao redor de 13 litros por hectares e a capacidade de colheita varia entre 28 e 30 toneladas de soja por hora, grãos que são descarregados do graneleiro a um volume de 126 litros por segundo.

A maior cabine do mercado, com área envidraçada de 5,8 m², possibilita que o operador acompanhe facilmente o sistema automatizado de piloto Intellisteer™ e de controle de carga Intellicruise™, tudo no conforto da cabine com controle automático de temperatura e equipada com frigobar, de onde o operador domina os comandos pelo monitor Intelliview IV™.

Além de acesso aos mapas de produtividade, o monitor possibilita que o operador controle também uma série de componentes da máquina, responsáveis pela adequação do produto a tipo de grão, podendo diagnosticar as voltagens, rotações e pressões.

“O índice de perdas em condições normais de colheita, fica em 0,5%. Mas, o que mais chama a atenção é a qualidade da colheita, pois 99,86% são de grãos inteiros”, destaca Jonker.

Com peso de 18,5 toneladas (vazia), a nova CR9090, opera em terrenos com inclinação de até 15 graus. Já o preço de venda, fica na faixa de R$ 1,5 milhão.

Na opinião de João Rebequi, gerente de marketing de produto da New Holland, a CR9090 atende a produtores mais exigentes, com ótimo desempenho e eficiência. “As características desta grande máquina contribuem para alcançar a qualidade máxima de colheita e restrição na perda de grãos, excelência operacional que atende as necessidades de grandes produtores”, afirma.

“A New Holland tem a melhor resposta para as exigências da agricultura brasileira, independente do segmento. Assim, estamos preparados para atender desde a agricultura familiar até os grandes produtores”, ressalta Alessandro Maritano, diretor e vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Isto, segundo o diretor-comercial da marca, Luiz Feijó, porque a cada ano o Brasil tem apresentado crescimento em produtividade e produção, demandando novas tecnologias. “Há cinco anos estamos apostando no aumento de produção, oferecendo novidades em máquinas agrícolas que atendam o maior número de produtores”, diz ele, ressaltando a importância das feiras agrícolas na difusão de novas tecnologias e no papel de estreitar o relacionamento entre a marca e os produtores. “Em feiras, como o Show Rural, podemos apresentar as inovações tecnológicas com os seus benefícios, bem como, reforçar a comunicação entre a fábrica e as concessionárias com nossos clientes”, destaca.

Link CR9090: http://www.colheitaperfeita.com.br/pagina/65/videos.aspx

Link

Compartilhar