Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 26 de Outubro de 2016 - 09h18

Exclusivas uagro

Produtor terá que ser cada vez mais digital, diz Famato

Iniciativa da entidade propõe aproximar agricultores e empresas de tecnologia da informação

DATAGRO

Para se manter competitivo, o produtor rural terá que cada vez mais incorporar à tecnologia da informação ao dia a dia de sua atividade, do seu negócio. Foi o que assinalou Rui Carlos Ottoni Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), nesta terça-feira (25), em São Paulo (SP), durante apresentação de uma iniciativa que visa aproximar agricultores, pecuaristas, pesquisadores, start-ups de TI e investidores, com o objetivo de gerar oportunidades, novas soluções e negócios no setor rural.

Soluções em TI trarão aumento de produtividade para as lavouras (Foto: stock exchange)

De acordo com Prado, o produtor, daqui em diante, precisará das soluções de TI para garantir aumentos de produtividade e obter redução de custos. “Os percentuais de aumento nos índices de produtividade e dos custos de produção são bem diferentes e isso, no curto prazo, pode comprometer gravemente a rentabilidade do produtor", salientou o dirigente, acrescentando que "para vencer este desafio, será necessário cada vez mais o uso de tecnologias no campo, adaptadas à realidade da agricultura tropical”.

Além disso, na avaliação do presidente do Sistema Famato/Senar, a chamada “agricultura digital” também será decisiva para agregar valor à produção, melhorar a eficiência logística, bem como facilitar processos de financiamento e de contratação de seguro rural, entre outros pontos-chave do agronegócio. “A TI vai ajudar o produtor rural a enxergar o negócio como um ‘todo’”, acentuou Prado.

Segundo Heygler de Paula, diretor da iniciativa, que também conta com a participação do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o objetivo principal do esforço é que a conexão entre produtores rurais e desenvolvedores de TI possa acarretar em soluções inovadoras para a resolução de velhos e de novos problemas que surgirão no campo. “Os produtores vão apresentar os problemas, e as empresas vão tentar resolvê-los por meio da TI”, explicou. No primeiro momento, integram a ação, que será lançada oficialmente nesta quinta-feira (27), em Cuiabá (MT), as start-ups Inceres, Agronow, Agvali, Bart.Digital, Promip e Agrosmart.

Link

Compartilhar