Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 29 de Novembro de 2017 - 08h17

Brasil precisa reinventar seu modelo agrícola, diz presidente da Embrapa

Maurício Lopes ministrou palestra no Simpósio Internacional Biodiversidade para Alimentação e Nutrição nesta terça-feira (28), em Brasília

DATAGRO

O Brasil precisa recriar um modelo de produção agrícola que atenda às novas exigências da população. Essa é a opinião do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, que abriu o segundo dia do Simpósio Internacional Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, nesta terça-feira (28), em Brasília.  Em palestra intitulada Biodiversidade – potencialidade brasileira: possibilidades e oportunidades, Lopes reforçou que a política agrícola nacional precisa priorizar outros aspectos além da produção em larga escala. Em especial, a valorização da biodiversidade, dos alimentos com maior densidade nutricional e sua relação com as culturas locais.

“Quem viaja pelo interior da Europa percebe uma indústria biliardária baseada na integração da agricultura com a tradição, a diversidade alimentar, a gastronomia e o turismo. Imagine o Brasil, com tanta diversidade e riqueza, o potencial que tem para produzir uma indústria de igual intensidade”, afirmou. 

Estímulo à biodiversidade

Lopes explica que o atual modelo de produção, adotado a partir dos anos 1970, teve sua importância no combate à fome e na melhoria da situação alimentar no País. No entanto, deixou o setor dependente do mercado externo, uma vez que a produção foi dominada por espécies exóticas, importadas de outros países. “Temos que buscar um novo caminho para acessar e usar de forma mais eficaz a imensa riqueza biológica que temos no País, enriquecer base de produção, reduzir dependência extrema e buscar novas oportunidades no campo da alimentação, da nutrição, do bem-estar”, acrescenta.

O estímulo à diversificação da produção rural foi outro tema tocado por Lopes. “A riqueza natural do Brasil é extraordinária e precisa ser melhor explorada. Precisamos irmos além da nossa mandioca, do maracujá, e outras poucas espécies que têm expressão significativa em termos de disseminação. A realidade é que são poucas espécies nativas do Brasil que compõem a nossa biodiversidade”, ressalta.

O presidente da Embrapa ainda contou sobre os próximos passos da organização para a construção de uma nova plataforma agrícola no País. "Estamos dialogando com diversas organizações e, em breve, criaremos uma nova unidade que colocará em evidência o tema da alimentação com a vertente da integração, para que possamos ter uma nova plataforma para avançar rapidamente neste campo", completa.


Link

Compartilhar