Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 24 de Março de 2017 - 12h38

Fundo de US$ 100 milhões irá investir em agricultura sustentável

Iniciativa é resultado de aliança estratégica entre os governos brasileiro e norueguês

DATAGRO

O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e o Ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen, lançaram nesta última terça-feira (21), em Brasília/DF, um novo fundo de financiamento para dar início aos investimentos para uma agricultura sustentável e sem desmatamento com a redução da degradação de florestas brasileiras em apoio também aos projetos de agricultura familiar.

O fundo pretende mobilizar e atrair investimentos privados em até quatro vezes o seu valor, ou seja, até US$ 1,6 bilhão de dólares. Na assinatura da parceria e durante a Assembleia Geral do TFA (Tropical Forest Allianc) 2020 em Brasília (DF), o ministro brasileiro ressaltou a importância da aliança. “O desenvolvimento sustentável deve ser alcançado por meio de medidas de comando e controle somadas a instrumentos normativos e econômicos que promovam a geração de emprego, a sustentabilidade, o combate à pobreza e a inclusão social”, afirmou.

Por sua vez, o ministro Vidar Helgesen, reforçou a importância do investimento que será realizado. “Este é o motivo da Noruega – trabalhar com parceiros de florestas tropicais como a ONU, Fundo mundial para o Meio Ambiente, IDH e setor privado como a Unilever – ter investido U$ 100 milhões do fundo para proteção, produção e inclusão. O fundo irá prover o primeiro de-risking para o setor de investimento privado dentro da redução de desmatamento livre da cadeia de produção das commodities.”

Link

Compartilhar