Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 11 de Junho de 2018 - 10h40

CNA discute mudanças no seguro rural

Entidade estuda alteração nas alíquotas cobradas aos produtores rurais para acessar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária

DATAGRO

Em debate com o Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos na Agropecuária, a Comissão dos Entes Privados do Seguro Rural da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) estudaram mudanças no Proagro e no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Um dos temas debatidos foi a alteração nas alíquotas cobradas aos produtores rurais para acessar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). "A ideia é termos uma precificação melhor para o produtor. Por exemplo, onde o risco é maior, o produtor paga um pouco mais. Já nas regiões onde o risco é menor, essa taxa pode vir por um valor mais baixo”, disse o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola.

Durante a reunião, no Ministério da Fazenda, o grupo de trabalho também debateu a necessidade de aumento dos recursos do seguro rural e a mudança nas regras de subvenção. “O seguro atual contempla apenas 70 mil apólices e atinge 10% da área agrícola. É um número muito pequeno”, destaca Pedro. 

Com relação à subvenção, o grupo sugere a revisão das regras. “Hoje o governo paga uma parte do prêmio, em torno de 35% a 45%, dependendo da cultura. Estamos discutindo a adequação das regras, para que o número de apólices de seguro aumente de 70 mil para 100 mil”.

Link

Compartilhar