Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 25 de Abril de 2018 - 12h47

Comissão do Senado aprova projeto que modifica seguro rural

Texto amplia cobertura para riscos relacionados à comercialização e variações cambiais

DATAGRO

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta terça-feira (24) projeto de lei da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), que altera mecanismos de subvenção governamental ao seguro rural (PLS 185/2017). Segundo a “Agência Senado”, a proposta permite que o prêmio dos contratos de opções de venda negociados por meio da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F) possa ser subvencionado com recursos do orçamento público.

O texto ainda amplia a cobertura do seguro, passando da proteção contra apenas riscos climáticos para garantir também outros tipos de riscos, como epidemias, questões relativas à comercialização ou variações cambiais. O projeto inclui também a equalização do seguro rural, além da equalização de juros em empréstimos rurais e da garantia de preços, entre os itens abrangidos pela legislação do pais (lei 8.427).

“Esta lei, ao ampliar o financiamento, contribuiu muito para que a agricultura e a pecuária alcançassem os ganhos de produtividade admiráveis que vimos nas últimas décadas”, destacou durante a votação o relator da proposta, senador Wellington Fagundes (PR-MT).

O texto modifica ainda a Lei de Subvenção do Seguro Rural (lei 10.823), transferindo o encargo da equalização dos prêmios deste seguro do Ministério da Agricultura (Mapa) para a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. O projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos.

Link

Compartilhar