Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 11 de Março de 2021 - 13h27

Santander DATAGRO: Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2021/22: agenda de financiamento do agro é cada vez mais vinculada à captação no mercado privado

Crédito rural tradicional perde terreno para capital proveniente de operações em bolsas, fundos de investimentos e de fontes não oficiais

DATAGRO

A agenda de financiamento do agronegócio como um todo - inclusive, claro, o setor sucroenergético - será cada vez mais vinculada à captação no mercado privado [bolsas, fundos e recursos não-controlados, entre outras fontes], com o crédito rural oficial sendo direcionado às atividades de subsistência, afirmaram especialistas, reunidos em painel no 2o. dia do evento on-line "Santander DATAGRO: Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2021/22", nesta quinta-feira (11). 

Participaram do painel Carolina Troster, sócia da DATAGRO Financial; Fabian Valverde, da Paketá Crédito; e Fabrizzio Sollito Marchetti, da Navi. A moderação ficou a cargo do diretor da DATAGRO, Guilherme Nastari.

De acordo com os participantes, o avanço de ferramentas digitais no dia a dia do agro, seja no campo ou nos processos de inteligência sobre os dados da atividade em si, contribuem, cada vez mais, para uma análise mais precisa do compliance socioambiental e da saúde financeira dos negócios, em uma espiral, que pode favorecer a diminuição do custo de capital. 

Entretanto, segundo os especialistas, ainda falta um maior conhecimento, por parte dos agentes do mercado privado, das especificidades do agro e de como estas particularidades, que são diferentes de cultura para cultura, são itens-chave como critérios para oferta personalizada de crédito. Ademais, os participantes também destacaram as oportunidades de financiamento, que despontam das fintechs, bem como que surgirão a partir do Fiagro (Fundos de Investimento para o Setor Agropecuário), aprovado recentemente no Senado Federal. 


Link

Compartilhar