Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 04 de Maio de 2018 - 11h05

CNA pede antecipação dos recursos do Funcafé

Volume de recursos no Funcafé será de 4,96 bilhões destinados às linhas de financiamento

DATAGRO

Durante reunião para debater as propostas do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2018/2019 e o orçamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) falou sobre os valores e disse que ia solicitar ao governo a antecipação dos valores.

"Nós estamos trabalhando para que parte do recurso do fundo seja antecipado e disponibilizado a partir deste mês, justamente para que o produtor inicie a safra capitalizado e com recurso à disposição”, disse, em nota, o presidente da Comissão do Café da CNAA, Breno Pereira de Mesquita.

Ainda de acordo com ele, o volume de recursos no Funcafé será de 4,96 bilhões destinados às linhas de financiamento e estará disponível de 1º de julho até 30 de junho do ano seguinte.

Durante a reunião, foram reforçadas as propostas da CNA para o novo Plano Agrícola e Pecuário, que já foram entregues ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Uma das demandas é a retirada da obrigatoriedade das taxas de elaboração de projetos e assistência técnica.

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, neste ano a entidade buscou trabalhar com a redução dos custos intrínsecos à contratação do crédito rural.

“Uma proposta é não precisar mais apresentar um projeto de custeio ou de algumas linhas de investimento que custam em torno de 2% do valor do projeto. Acreditamos que esse custo é bastante elevado num cenário de taxa de juros de 5 a 6%”.

Link

Compartilhar