Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 22 de Maio de 2017 - 15h12

Medida facilita acesso ao crédito rural em MT

Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural estava sendo exigida pelas instituições financeiras para liberação de crédito

Uagro

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) suspendeu temporariamente a emissão de Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF). A medida foi publicada no último dia 19 de maio no Diário Oficial e atende a uma solicitação feita pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

De acordo com a Famato, a APF estava sendo exigida pelas instituições financeiras para liberação de crédito. No entanto, desde o dia 25 de abril, os produtores estão impedidos de obter a APF devido a um processo de migração do sistema de cadastro rural para um novo modelo.

Conforme a Sema, a emissão da APF está interligada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as operações estão suspensas devido a migração dos dados para um novo modelo de sistema estadual de cadastro rural, que recebeu o nome Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

Considerando que o início da operação do Simcar depende de regulamentação legal, que está em fase final de votação na Assembleia Legislativa, a Famato tem a preocupação de que os produtores continuem impedidos de acessar crédito rural pela não emissão do documento pela Sema por prazo indeterminado.

“A liberação de crédito é essencial para o produtor garantir melhores preços dos insumos agrícolas, reduzindo assim os seus custos de produção, o que permite maior geração de emprego e renda durante a safra”, afirma, em nota, o presidente da Famato, Normando Corral.

Link

Compartilhar