Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 23 de Novembro de 2017 - 09h45

Produção de carnes em SC é extremamente confiável, diz secretário

Afirmação vem após Rússia declarar embargo às importações de carne suína do Brasil

DATAGRO

Maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, Santa Catarina analisa os impactos do embargo imposto pelo Serviço Federal Sanitário e Fitossanitário da Rússia sobre a importação de carne suína brasileira.

Por meio de nota, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa disse que o sistema catarinense de produção de carnes é extremamente confiável, tanto que o estado tem acesso aos mercados mais exigentes do mundo, e passa constantemente por auditorias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). 

“Nós demoramos muito para conquistar os mercados que temos hoje e tomamos todo cuidado para atender todas as exigências internacionais. Estamos ansiosos por mais informações para que possamos averiguar a denúncia da Rússia”, ressalta.

A Rússia anunciou o embargo das importações, após o serviço sanitário daquele país encontrar a presença de ractopamina e outros estimulantes para o crescimento muscular dos animais.

O uso de ractopamina é permitido no Brasil e nos Estados Unidos, porém proibido na Europa e na Ásia. Para evitar qualquer tipo de contaminação, o Brasil utiliza o sistema de segregação de suínos para exportação de carne para a Rússia e Japão, por exemplo. Ou seja, os suínos recebem outro tipo de ração e são criados em outros locais, não tendo contato com os animais que serão destinados para mercados que permitem o uso da substância.

A Rússia é um importante mercado para a suinocultura catarinense e responde por 39,6% do total exportado pelo estado este ano. De janeiro a outubro, Santa Catarina embarcou 92,6 mil toneladas para a Rússia, faturando mais de US$ 246 milhões.

Link

Compartilhar