Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 10 de Maio de 2017 - 11h51

Cenário é positivo para o suinocultor

Custos em queda, preço estável do suíno e alta das exportações trazem certo alívio ao produtor

DATAGRO

O preço do suíno vivo nos principais mercados independentes, Minas e São Paulo, manteve-se praticamente estável entre abril e maio. Embora mostrem uma redução de mais de 20% comparado a fevereiro, os preços atuais são mais de 15% superiores ao mesmo período do ano passado. “O que se tem observado em 2017 é a manutenção dos preços em patamares superiores as médias históricas, que usualmente mostram constante redução de dezembro a maio”, diz Marcelo Lopes, presidente Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Segundo a entidade, o mercado de milho tem trazido certa tranquilidade ao setor, após ser o grande responsável pelos prejuízos sofridos em 2016. Com o real valorizado frente ao dólar, as exportações não devem acompanhar o mesmo ritmo de crescimento, sendo estimadas em 24 milhões de toneladas. A conjuntura aponta para o mercado interno bem abastecido, inclusive com estoque de passagem também atingindo um patamar recorde, de quase 20 bilhões de toneladas.

O dirigente explica que o panorama deste ano para a suinocultura se mantém favorável aos produtores devido à alta das exportações, preço do suíno vivo estável e custos com tendência de queda. “Para nos produtores é o momento de recuperar as perdas sofridas no passado e voltar a investir na constante busca por uma maior eficiência”, destaca Marcelo Lopes.

Link

Compartilhar