Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 23 de Maio de 2018 - 09h33

SC quer erradicar brucelose bovina para aumentar competitividade do rebanho

Atualmente o Estado tem a menor taxa de prevalência de brucelose e tuberculose do Brasil

DATAGRO

O governo de Santa Catarina quer erradicar a brucelose e a tuberculose do rebanho bovino. O Estado que já é o único do país livre de febre aftosa sem vacinação, quer mais um status sanitários para aumentar a competitividade do rebanho. 

Atualmente o Estado tem a menor taxa de prevalência de brucelose e tuberculose do Brasil. O último levantamento feito pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) constatou que 0,9% do rebanho catarinense têm brucelose e 0,5% do rebanho têm tuberculose.

O combate às doenças será feito por meio do Programa de Controle da Brucelose. O setor produtivo propõe análises em leite e também a vigilância nos animais que irão para o abate, para inserir os animais de corte no processo. 

Santa Catarina possui um rebanho de aproximadamente 4,4 milhões de bovinos, distribuídos em 220 mil propriedades, e a incidência de brucelose e de tuberculose não chega a 1% desses animais. Todos os anos são realizados em média 150 mil exames para analisar a presença das zoonoses no rebanho catarinense. O estado conta ainda com 330 propriedades classificadas como livres de brucelose e de tuberculose.

Link

Compartilhar