Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 12 de Abril de 2018 - 12h18

Aftosa: Brasil aumenta fiscalização após foco registrado na fronteira

Apesar do registro da doença, diretor do Mapa destaca que “a situação está sob controle e não representa risco sanitário para o Brasil

DATAGRO

Um foco de febre aftosa foi registrado em 15 animais na Venezuela. Após o ocorrido, o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, informou que o Mapa emitiu alerta às Superintendências Federais de Agricultura do Amazonas e de Roraima para reforçar a fiscalização e vigilância na região de fronteira internacional.

Apesar do registro da doença, o diretor do Mapa destaca que “a situação está sob controle e não representa risco sanitário para o Brasil. Além disso, a região já é tratada com atenção especial pelo serviço veterinário brasileiro, devido ao histórico de ocorrências da febre aftosa.

O ICA notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre a situação, que deve alterar o status sanitário da Colômbia em relação à febre aftosa. Até agora, a Colômbia mantinha uma zona de contenção não livre da doença, devido às ocorrências no país em 2017, e o restante do país era reconhecido pela OIE como zona livre com vacinação. O departamento de Arauca está incluído dentro da zona de contenção estabelecida pelo ICA.

Em relação ao Brasil, a ocorrência está localizada cerca de 600 Km da fronteira mais próxima, no estado do Amazonas, sendo uma região de densas florestas e sem ocupação pecuária. A parte de maior importância para a sanidade animal fica na região de Pacaraima, em Roraima, cerca de 1.200 Km da região de ocorrência da doença na Colômbia.

Link

Compartilhar