Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 20 de Setembro de 2017 - 15h38

ILPF resulta em maior ganho de peso na pecuária de corte

Rendimento é 30% superior ao obtido em outros sistemas de produção

DATAGRO

Pelo segundo ano seguido, pesquisa realizada pela Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) mostrou que o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) foi mais eficiente no ganho de peso de bovinos de corte da raça nelore. O estudo compara quatro sistemas produtivos: pecuária exclusiva, integração lavoura-pecuária (ILP), integração pecuária-floresta (IPF) e ILPF completa.

No sistema em que a área foi lavoura de soja e milho com braquiária por dois anos, seguida por dois anos de pastagem com Brachiaria brizantha cv. Marandu, com linhas simples de eucalipto a cada 37 metros, resultou em 40 arrobas por hectare no ano, em média. O número é 30% superior às 30 arrobas que foram obtidas nos demais sistemas e dez vezes maior do que a média de produção do estado de Mato Grosso, que é de 4 arrobas por hectare. A média nacional é de 6 arrobas.

O resultado obtido na avaliação feita entre julho de 2016 e julho de 2017 também mostrou como o aumento da tecnologia usada na pecuária, com aumento de adubação e da suplementação proteinada, podem resultar em ganhos de produtividade. Quando comparados aos dados do período de julho de 2015 a julho de 2016, verifica-se um aumento significativo em todos os sistemas produtivos. No primeiro ano de avaliação foram usados 50 kg de adubo (NPK) por hectare e foi feita suplementação alimentar com 0,1% do peso vivo por dia. No segundo ano os valores dobraram.


Link

Compartilhar