Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 02 de Maio de 2017 - 15h56

Aftosa: MS pretende imunizar 21 milhões de animais

Campanha da vacinação acontecerá em todo o rebanho nas regiões de Fronteira, Planalto e Pantanal

Uagro com informações da Famasul

Durante o mês de maio, acontece a principal etapa da vacinação obrigatória contra a febre aftosa de todo o rebanho bovino e bubalino em Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 21 milhões de animais devem receber a dose da vacina no Estado, que apresenta um índice de cobertura vacinal superior a 99%. 

No dia 02, haverá o lançamento oficial da vacinação contra aftosa promovida pelo Governo de MS, com a participação do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

VEJA TAMBÉM: Pecuaristas devem vacinar rebanho contra aftosa a partir do dia 1º 

A campanha da vacinação acontecerá em todo o rebanho nas regiões de Fronteira, Planalto e Pantanal. Nesta última apenas para os produtores optantes da etapa maio. Quem não vacinar e não registrar está passível a penalidades como multa, proibição de retirar Guia de Trânsito Anima (GTA) - documento obrigatório para o trânsito de animal dentro e fora do Estado e também não poderá participar de eventos pecuários.

Mesmo sem registro da doença há mais de 10 anos, a continuidade deste trabalho é fundamental para a manutenção do status sanitário do rebanho de livre de aftosa com vacinação, condição necessária para exportação da carne.

O consultor técnico do Sistema Famasul – Federação da agricultura e Pecuária de MS, Horácio Tinoco, esclarece que o produtor poderá aproveitar o manejo no curral, por ocasião desta etapa de vacinação, para realizar outros manejos como a vacinação contra brucelose nas fêmeas de 3 a 8 meses de idade e clostridioses, além da vermifugação. “É importante que essa decisão seja tomada junto com o médico veterinário que assiste a propriedade”.

Link

Compartilhar