Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 29 de Maio de 2018 - 08h50

ABPA informa que 70 milhões de aves já morreram

De acordo com a entidade, volumes próximos de 120 mil toneladas de carnes de frango e suína deixaram de ser exportados desde o início da greve

DATAGRO

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que os bloqueios dos caminhoneiros seguem impedindo o fluxo de produtos, aves e ração para a avicultura e a suinocultura do Brasil. Segundo levantamento feito pela entidade junto a seus associados, caminhões com rações, insumos para a produção da alimentação animal (como milho e soja) e outros produtos são impedidos de circular em mais de 300 pontos de 22 estados pelo País.

Além dos bloqueios, a entidade ressalta que há relatos de ameaças a motoristas que querem deixar a paralisação. De acordo com a ABPA, a mortandade continua crescendo nos polos de produção pelo País.  Desde o início da greve, são quase 70 milhões de aves mortas.  Volumes próximos de 120 mil toneladas de carne de frango e de carne suína deixaram de ser exportados desde o início da greve.  Os animais mortos são colocados em composteiras nas próprias propriedades, mas o sistema já está no limite.  O risco ambiental e de saúde pública é crescente. Cerca de um bilhão de aves e 20 milhões de suínos ainda estão em risco de morte como consequência direta dos bloqueios.

Todos os esforços estão sendo realizados por avicultores, técnicos do setor, colaboradores da cadeia produtiva (inclusive motoristas que não concordam com a continuidade da greve) para diminuir os graves impactos causados pela paralisação.  A situação é alarmante para todo o setor.  A continuação dos bloqueios para produtos alimentícios, rações e animais é um grave risco ao País e exigem uma ação forte e imediata do governo.

Link

Compartilhar