Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 17 de Outubro de 2017 - 14h28

OMC favorece Brasil contra restrições de importação de frango

Indonésia havia imposto medidas restritivas para compra do produto brasileiro

DATAGRO

O Brasil obteve uma vitória importante para o mercado externo de proteína animal. Isso porque a Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou parecer favorável no painel movido pelo país contra a Indonésia em relação às medidas restritivas impostas pelo país asiático contra as importações de carne de frango.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a OMC concordou com os argumentos apresentados pelo Brasil, e recomendará à Indonésia a alteração da legislação e das práticas que bloqueiam as importações de carne de frango brasileira.

Os Indonésios ainda terão um prazo de 60 dias para apresentar o pedido de apelação, que será analisado pelo Órgão de Solução e Controvérsias da OMC.  A expectativa é que o processo seja concluído em até seis meses.

O Brasil é, hoje, o maior produtor e exportador de frango halal do mundo.  Um terço de tudo o que o país exporta é direcionado ao mercado islâmico. Em 2016, apenas o Oriente Médio – principal destino dos embarques brasileiros – importaram 1,57 milhão de toneladas, gerando receita superior a US$ 2,3 bilhões.

O mercado indonésio é, atualmente, fechado para as importações de carne de frango.  Toda a sua produção é direcionada ao mercado doméstico, o equivalente.  Em 2016, foram 1,64 milhão de toneladas produzidas. “Com o avanço econômico, a tendência é de incrementar o consumo de proteína animal.  Neste contexto, queremos nos consolidar como parceiros para a segurança alimentar da Indonésia, ocupando espaços que hoje estão abertos, complementando a produção local”, disse, em nota, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

Link

Compartilhar