Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 24 de Maio de 2018 - 12h15

Brasil recebe certificado de livre de febre aftosa com vacinação

Medida pode facilitar comércio de carnes com outros países

DATAGRO

Nesta quinta (24), o Brasil recebeu da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), o certificado de área livre de febre aftosa com vacinação. A cerimonia de entrega do certificado aconteceu na sede da OIE, em Paris, França, durante a 7ª Sessão Plenária da instituição.

"Foram mais de 50 anos de trabalho para na erradicação e prevenção da doença nos rebanhos", disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi em seu perfil no Twitter. Grande parte dos estados brasileiros já possui esse reconhecimento, no entanto, com o novo status, o comércio de carnes e animais vivos deve ser facilitado tanto no mercado interno quanto externo.

Não temos o mesmo risco [de outros países onde o vírus da febre aftosa circula], isso agrega valor muito grande às exportações, os mercados pagam bem melhor. Temos o ganho direto e o indireto”, explicou, em nota à Agência Brasil o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi.

A Comissão Científica da OIE aprovou a certificação do Brasil em 2017, mas os 181 países integrantes da organização oficializam a decisão nesta quinta-feira.

Link

Compartilhar