Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 23 de Abril de 2018 - 08h16

Brasil e Paraguai facilitam regras para comércio bilateral de bovinos

Exportações de animais para o país vizinho devem realizadas até o fim deste ano

DATAGRO

Brasil e Paraguai assinaram acordo de simplificação do comércio de bovinos entre os dois países. O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques, e o presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (SENACSA) do Paraguai, Hugo Frederico Benitez firmaram a revisão do Certificado Veterinário Internacional (CVI) para o comércio de animais.

A revisão do Certificado Veterinário Internacional realizada pelo DSA, seguiu as normas da Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas. Entre as simplificações, está a eliminação de exames laboratoriais que não eram mais exigidos pela OIE para o comércio internacional de bovinos. Mas o diretor do DSA afirma que “será mantido o nível de segurança sanitário necessário a este comércio”.

A estimativa é de que, com esta atualização, até o fim deste ano, deverão ser exportadas 45 mil cabeças de bovinos do Brasil para o mercado paraguaio. Os animais serão destinados à reprodução e melhoramento genético do rebanho daquele país.

Link

Compartilhar