Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 11 de Janeiro de 2018 - 09h22

Cenário para a pecuária em 2018 é otimista, diz Cepea

No entanto, aspectos políticos podem levar pecuarista a adotar medidas cautelares

DATAGRO

O ano de 2018 começa com perspectivas favoráveis para a pecuária brasileira. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), é esperado um  cenário economicamente favorável neste ano, tanto na esfera internacional como na nacional, que pode beneficiar toda a cadeia da carne bovina.

Na avaliação do Cepea, a recuperação da economia, aliada à redução da taxa de juros e à diminuição do desemprego podem favorecem um maior aumento no consumo geral da população.

Desse modo, o consumo interno, prejudicado no ano que se encerrou, deve ser aumentado em 2018. Com projeção de crescimento do PIB nacional em torno de 2,7% (estimativa do Banco Central no encerramento de 2017), o Cepea calcula que pode haver aumento de 2,2% no consumo interno de carne bovina.

LEIA TAMBÉM: Com impulso da China, exportações de carne bovina crescem em 2017 

As projeções otimistas, contudo, podem ser afetadas por fatores que hoje ainda estão incertos. Aspectos políticos, como as reformas da previdência e tributária, podem interferir diretamente nos resultados econômicos de 2018.

Para o Cepea, com a possibilidade de incertezas, o pecuarista precisa pensar em ações preventivas. "São de grande importância a implementação de ações que envolvam investimentos (como melhoramento genético), o uso de diferentes instrumentos de comercialização e também que visem o aumento da transparência de mercado".

Link

Compartilhar