Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 17 de Maio de 2017 - 14h02

Novo sistema ajuda a aumentar a produtividade da pecuária em MG

Compost Barn favorece conforto e o bem-estar dos animais, aumentando, consequentemente, seus índices de produtividade

Uagro

Pecuaristas de Minas Gerais tem apostado em um novo sistema para melhores resultados na pecuária leiteira. Trata-se do Compost Barn,  técnica que consiste na construção de um galpão de descanso para o gado leiteiro. O sistema melhora o conforto e o bem-estar dos animais, aumentando, consequentemente, seus índices de produtividade.

Com cada vez mais produtores interessados em adotar a técnica, a Emater-MG da região de Patos de Minas tem promovido uma série de encontros técnicos com o objetivo de orientar sobre o novo sistema. Atualmente 112 produtores em 24 municípios na região estão com o sistema implantado ou em fase de implantação, totalizando aproximadamente 10 mil vacas leiteiras.

No Compost Barn, a ideia é que o gado fique - ao invés de solto no pasto - dentro deste galpão, em cima de uma cama – que deve ser de palha de café ou maravalha, por exemplo. Assim, a compostagem é feita naturalmente dentro do sistema, concentrada em um só local.

VEJA TAMBÉM: Brasil estuda novo tipo de confinamento para gado leiteiro 

Vantagens do sistema

Entre as vantagens do Compost Barn estão a redução de problemas de casco do rebanho, a melhoria da qualidade do leite, com redução da contagem de células somáticas (CCS) – que é indicador de saúde do gado e da qualidade do leite –, e menor incidência de mastite bovina, doença que é a maior vilã da produção leiteira.

Composto tem alto valor agregado

Outro ponto interessante do sistema é que ele pode gerar uma nova fonte de renda, com a venda do composto orgânico gerado na cama, que pode ser também utilizado na agricultura. “Trata-se de um adubo de excelente qualidade", destaca Ferreira. A cada ano, o produtor deve fazer a troca da cama, recolhendo o composto de sua parte superior. Este material é rico em nutrientes para o solo e tem alto valor agregado para a agricultura, por exemplo.

Link

Compartilhar