Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 13 de Janeiro de 2017 - 10h08

Excesso de calor pode afetar atividade pecuária

No caso das vacas, a exposição às altas temperaturas pode afetar a fertilidade dos animais

Uagro com informações da SNA

Com a chegada do verão a maioria dos dias com calor intenso aumenta, prejudicando a população e também a produção de bovinos. No caso das vacas, a exposição às altas temperaturas pode afetar a fertilidade dos animais.

Uma das principais recomendações da Embrapa é utilizar o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Além de outros benefícios, a implantação de árvores disponibiliza sombra, favorecendo a redução da temperatura corporal dos animais.

Em entrevista à Sociedade Nacional da Agricultura, o pesquisador Alexandre Rossetto Garcia explica que, toda vez que a temperatura corpórea dos bovinos de corte ou de leite aumenta, uma série de consequências negativas é desencadeada.

“Quando um animal sente desconforto devido ao calor, ele passa a produzir uma quantidade maior de cortisol, hormônio diretamente ligado ao estresse”, destaca.

Com a elevação das temperaturas, o animal passa a produzir uma quantidade maior do hormônio cortisol e esse hormônio faz com que os animais se alimentem menos, o que acarreta em prejuízos à produção: “Em um animal de corte, o crescimento é menor e, consequentemente, a produtividade também”.

Além do ILPF, o pesquisador destaca a importância do sombreamento da pastagem, que ajuda a inibir a passagem da radiação solar e “reduzem a temperatura ambiente em até cinco graus, proporcionando maior conforto aos animais”.

Link

Compartilhar