Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 29 de Agosto de 2013 - 17h19

Grupo de produtores dos Campos de Cima da Serra inicia Programa Boas Práticas Agropecuárias em bovinos de corte

O Comitê Gestor que vai orientar a aplicação do BPA é formado pela Embrapa Pecuária Sul, Emater/RS, Sebrae/RS e representantes dos produtores

Embrapa Pecuária Sul

Em reunião realizada na última terça-feira (27/08), na Expointer, foi instalado o Comitê Gestordo Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA) que está começando a ser desenvolvido na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O Comitê Gestor que vai orientar a aplicação do BPA é formado pela Embrapa Pecuária Sul, Emater/RS, Sebrae/RS e representantes dos produtores. Este é o segundo grupo de produtores que aderem ao programa, coordenado nacionalmente pela Embrapa, sendo que o primeiro, também realizado na mesma região, encerrou as atividades no mês de maio deste ano.

O BPA será desenvolvido junto a um grupo de 21 produtores, a maioria do município de São Francisco de Paula. Os trabalhos foram iniciados neste  mês, com um grupo de técnicos realizando a primeira vistoria nas propriedades para averiguar as práticas de produção e também da gestão dos empreendimentos. O BPA conta com a parceria da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (Aproccima) e Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite).

As Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA) referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis. Segundo o coordenador do BPA na região Sul do Brasil, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Sergio Gonzaga, são avaliados 133 quesitos de 13 diferentes itens, englobando aspectos como gestão da propriedade, gestão ambiental, controle sanitário, bem-estar animal, função social do imóvel rural, entre outros. No final do programa, é emitida uma certificação àqueles produtores que entram em conformidades com as recomendações previstas.

Link

Compartilhar