Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 05 de Junho de 2017 - 11h24

Argentina diz que acordo UE-Mercosul não pode mais ser adiado

Entretanto, segundo chefe do governo argentino, desfecho da negociação passa por decisão política

DATAGRO

O chefe de gabinete do governo da Argentina, Marcos Peña, pediu na última sexta-feira (02), durante o encerramento do fórum Argentina-União Europeia, que o acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul não seja mais adiado, já que é "vital" para a defesa dos valores que unem ambos os blocos.

Segundo nota da “Agência Brasil”, Peña assegurou que a integração global é a melhor maneira de combater problemas como a pobreza e a desigualdade. "Em um mundo complexo, fortalecer essa relação é vital, não só pela integração econômica, mas também pela defesa dos valores que nos unem: a democracia, a economia integrada e os direitos humanos", declarou o chefe dos ministros da Argentina, que assegurou que a chegada desse acordo passa por uma decisão "política".

Para o dirigente, as conversas entre a União Europeia (UE) e o Mercosul avançam graças ao impulso da Argentina desde a posse de Mauricio Macri como presidente em dezembro de 2015, que fez da “abertura ao mundo” uma política de Estado.

Ele lembrou que o seu país recebeu, desde 2016, mais visitas de governantes estrangeiros que no acumulado dos últimos anos, numa demonstração, segundo disse, da vocação de assumir um protagonismo exterior e da confiança que os demais países depositaram no novo rumo da Argentina.

Link

Compartilhar