Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 27 de Abril de 2017 - 10h10

Embarques da agropecuária recuam 7% no 1º. tri

Segundo novo indicador da FGV, Operação Carne Fraca influenciou na queda

DATAGRO

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) lançou nesta quarta-feira (26) o Indicador do Comércio Exterior (Icomex). O novo índice será divulgado mensalmente, trazendo diferentes recortes da balança comercial do País.

De acordo com o indicador, após três anos seguidos de queda nos valores exportados e importados - o que acarretou a redução em 29% da corrente de comércio -, o primeiro trimestre de 2017 registrou reversão dessa tendência. As exportações aumentaram 24,4% e as importações 12% na comparação entre os três primeiros meses deste ano com igual período de 2016.

No primeiro trimestre, a balança comercial registrou superávit de US$ 14,4 bilhões. “Foi o aumento do preço das commodities – no caso, minério de ferro e petróleo -, que nesse trimestre registraram alta de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, tem uma demanda mundial, um cenário internacional favorável”, diz Lia Valls, pesquisadora da área de Economia Aplicada do FGV/IBRE.

Por outro lado, segundo o índice, a agropecuária, mesmo com o aumento de preços, registrou queda no volume embarcado em 7%. O impacto do embargo da carne, apesar de logo suspenso, pode ter influenciado esse resultado.

Link

Compartilhar