Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 29 de Março de 2018 - 12h38

Rentabilidade líquida do produtor será apertada em 2018

Faturamento bruto da agropecuária pode até crescer, mas margens continuarão pressionadas

DATAGRO

O diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Cornachionni, disse nesta quarta-feira (28), durante coletiva de apresentação da Agrishow 2018, em São Paulo (SP), que as margens de rentabilidade dos produtores rurais brasileiros, especialmente de grãos continuarão apertadas neste ano. 

De acordo com o dirigente, o faturamento bruto da produção agropecuária pode até registrar ligeiro crescimento, mas as margens devem ficar em patamar semelhante às obtidas em 2017. “Tenho conversado com produtores, e muitos me dizem que estão com suas margens no limite.”

Segundo Cornachionni, a quebra da safra de grãos na Argentina, a tensão comercial entre Estados Unidos e China – que pode abrir nova janela de oportunidades para a soja brasileira – e a recente dinâmica de valorização do dólar são fatores que dão viés positivo para rentabilidade dos produtores. 

No entanto, o dirigente ressalvou que custos de produção elevados, bem como despesas com transporte e armazenamento – já que a infraestrutura logística ainda é ruim, apesar de alguns avanços - corroem o resultado líquido para o produtor. 

Link

Compartilhar