Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 05 de Setembro de 2018 - 09h51

ANTT publica nova tabela com valores do frete

Reajuste médio nos valores chega a 5% dependendo do tipo de carga

DATAGRO

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) divulgou hoje (05) uma nova tabela com os valores mínimos para o frete de cargas rodoviárias. O reajuste atende uma determinação da Lei 13.703/2018, que estabelece novos reajustes para a tabela sempre que preço do óleo diesel tenha oscilação superior a 10%.

Reajuste na tabela dos fretes chega a 5%

Em nota, a ANTT informou que a alta média nos valores chega a 5%, dependendo do tipo de carga transportada. O tabelamento dos fretes atende a um pleito feito pelos caminhoneiros durante as paralisações de maio.

Apesar de agradar aos caminhoneiros, o tabelamento é criticado por lideranças do agronegócio. Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por exemplo, a medida traz insegurança jurídica para o agronegócio, além de elevar os custos da atividade.

Segundo a entidade, antes da tabela entrar em vigor, o custo do transporte, saindo de Sorriso (Mato Grosso) com destino a Santos (São Paulo), era de R$ 290 por tonelada. Após a tabela, esse valor aumentou 120%, passando para R$ 637,10 por tonelada com cobrança do frete retorno.

Os valores para o frete também estão em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o ministro Luiz Fux ainda não deu parecer definitivo para o tema.

Confira no Diário Oficial da União a publicação sobre os valores mínimos para o frete clicando aqui


Link

Compartilhar