Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 19 de Julho de 2018 - 15h38

Tabelamento dos fretes pode trazer impactos para a inflação, diz IPEA

Além de encarecer os preços dos produtos agropecuários, tabelamento dificulta a entrega de fertilizantes e adubos

DATAGRO

O tabelamento do frete rodoviário, aprovado pela Medida Provisória (MP) 832 pode causar impacto direto na economia nacional, com aumento da inflação. É o que destaca uma carta de conjuntura divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Segundo o instituto, a alta nos preços dos alimentos consumidos em domicílio foi a maior em junho desde 1995. Com os alimentos mais caros, a inflação dos últimos 12 meses passou de 2,85% para 4,39%. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já havia destacado os impactos no tabelamento para o preço dos alimentos.

Em nota anterior, publicada em 5 de junho, o IPEA alertou para os impactos adversos da greve dos caminhoneiros na oferta de produtos agropecuários. O estudo divulgado agora vai além e associa o aumento dos preços desses produtos à adoção do tabelamento de preços dos fretes.

Segundo o IPEA, o tabelamento de fretes, além de encarecer os preços dos produtos agropecuários, dificulta a entrega de fertilizantes e adubos aos produtores no início do ano-safra, e particularmente no momento da liberação de crédito de custeio - utilizado para aquisição de insumos para o plantio - que começa em setembro.

Ainda de acordo com a CNA, o impasse sobre os preços dos fretes tem impedido a chegada de 27 milhões de toneladas de fertilizantes já que mais de 80% desses produtos utilizados no Brasil são importados, chegam basicamente por oito portos e percorrem até dois mil quilômetros até as propriedades rurais.


Link

Compartilhar