Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 - 12h27

Governo vai lançar plano de infraestrutura para escoamento da safra

Anúncio foi feito pelo ministro Blairo Maggi durante abertura da colheita de grãos no Tocantins

DATAGRO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, participou nesta quinta-feira (15) da cerimônia de abertura da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins - Safra 2017/18, no município de Caseara, acompanhado do governador do Estado, Marcelo Miranda. O evento foi promovido pela Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) Tocantins em parceria com o governo estadual e com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado.

A produção na Fazenda Bacaba, local da colheita inaugural, foi destacada pelo ministro: “Uma fazenda como essa tem 17 mil hectares de lavoura, gerando centenas de empregos. E esses empregos geram outros tantos na cidade em setores de alimentos, de transporte. E isso vai transformando o Tocantins. Um Estado que tem arrecadação melhor pode fazer frente, por exemplo, aos seus programas sociais e a outros compromissos.”

Maggi lembrou que no seu Estado, o Mato Grosso, foram colhidas no ano passado 60 milhões de toneladas de grãos. “Em 1981, quando fui morar no Mato Grosso, nós produzíamos 30 mil toneladas. Então, vocês percebem o quanto o agronegócio é importante para a economia.”

O último levantamento da Conab apontou para uma colheita no Tocantins de mais de 4,4 milhões de toneladas de grãos em 1,4 milhão de hectares. A soja representa 63,4% da produção do Estado, seguida do milho (19,6%) e do arroz (14,4%). Em 2017, o Tocantins exportou mais de 2,3 milhões de toneladas e movimentou mais de UU$ 809 milhões de dólares. A soja foi responsável por mais de 79% das exportações do Estado.

Na ocasião, o ministro disse que no próximo mês deverá ocorrer o lançamento de projeto de infraestrutura para melhor escoamento da safra agrícola do País. O projeto está sendo elaborado a partir de estudo da Embrapa Monitoramento e receberá contribuições de representantes de entidades do agronegócio.


Link

Compartilhar