Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 16 de Julho de 2018 - 09h49

Projeto pode alterar descrição do leite em embalagens de alimentos

De acordo com autora da proposta, medida tem como objetivo dar mais transparência e segurança ao consumidor

Uagro

De autoria da deputada Tereza Cristina (DEM-MS), o Projeto de Lei 10556/2018 pretende alterar a descrição do leite nas embalagens de alimentos. A proposta estabelece a especificação correta da palavra “leite” nas embalagens e rótulos de alimentos.

Segundo informou a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o projeto tem como dar mais transparência e segurança ao consumidor. A FPA explica a descrição deve ser feita somente para os produtos de origem animal, sem adição ou extração, ou seja, aqueles advindos da produção de mamíferas, como por exemplo, a vaca, a cabra, dentre outros animais. “Isso valoriza o leite original, bem como garante a transparência e segurança de quem consome esses produtos”, destaca a autora do projeto.

Segundo a deputada, a denominação da palavra “leite” vem sendo utilizada de forma equivocada pelo mercado, quando não especifica a origem animal do produto, e o trata como produto de base vegetal. É o caso, por exemplo, do leite de amêndoas e do leite de soja.

Para a presidente da FPA, os produtos lácteos, também denominados derivados de leite, como queijo, manteiga, creme de leite, iogurte, não podem ser confundidos com produtos de origem vegetal. Tereza Cristina também reforça a importância de o Brasil estar em consonância com regulamentações de outros países.

Link

Compartilhar