Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 12 de Abril de 2018 - 09h46

RS pede ajuda ao governo para escoar produção de leite

Entidades do setor de lácteo solicitam o escoamento de 50 mil toneladas de leite em pó ou o equivalente em UHT por meio de compras governamentais

DATAGRO

Entidades do setor de lácteo do Rio Grande do Sul solicitaram ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Eumar Novacki medidas para realizar o escoamento da produção leite no Estado.

O documento solicita o escoamento de 50 mil toneladas de leite em pó ou o equivalente em UHT por meio de compras governamentais e pela utilização do Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) para derivados lácteos (leite em pó, UHT e queijos).

No entanto, o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) destaca que para que o PEP tenha efetividade é preciso revisão do valor mínimo fixado aos derivados lácteos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Atualmente, o valor de tabela do leite em pó, por exemplo, é de R$ 11,90 o quilo. Para viabilizar o escoamento, é necessário equivalência ao preço da resolução 80/2017, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, que prevê preço mínimo de R$ 13,94 o quilo do leite em pó, valor já utilizado na compra governamental realizada no segundo semestre de 2017.

O documento, que também é assinado pela Federação da Agricultura do RS (Farsul) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), além do Sindilat  também pede ajuste que inclua os derivados na operacionalização do PEP, uma vez que, hoje, a ferramenta destina-se unicamente ao leite cru. 

Link

Compartilhar