Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 23 de Fevereiro de 2017 - 12h49

Potencial do setor de leite de SC atrai laticínios de outros Estados

Segundo a Cidasc, produção estadual pode saltar de oito para 11 milhões de litros diários

DATAGRO

Desde 2012, Santa Catarina saltou do 8º para o 4º lugar no ranking da produção leiteira nacional. “Nos últimos cinco anos nossa produção cresceu o dobro da do País, que avançou cerca de 10%”, diz Enori Barbieri, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Segundo a Cidasc, a incidência de chuva e de sol na medida certa, a fartura de água e a abundância de dejetos de suínos e de frangos para fertilizar o solo onde cresce o capim são características da bacia leiteira estadual, na qual o custo da mão de obra pesa pouco, devido à predominância do produtor familiar, atributos estes que estão impulsionando o segmento.

De acordo com a Cidasc, foi esta combinação que levou o Estado a chegar aos atuais oito milhões de litros de leite por dia. Entretanto, na avaliação do órgão, a possibilidade, concreta, de chegar a 11 milhões de litros diários rapidamente tem atraído empresas de outros Estados para o Oeste catarinense. “Indústrias de laticínios do Brasil inteiro estão se instalando aqui ainda sem o leite porque sabem que terão o produto”, pontua Barbieri.

VEJA TAMBÉM: Preço do leite pago ao produtor avança em SC 

Link

Compartilhar