Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 14 de Novembro de 2017 - 14h33

Setor sucroenergético brasileiro acentua sustentabilidade do etanol na COP23

Expansão do biocombustível feito de cana é considerada vital para que o Brasil cumpra os compromissos assumidos no Acordo de Paris

DATAGRO

O setor sucroenergético brasileiro, capitaneado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) vai promover, na próxima quarta-feira (15), na 23ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP23), que acontece em Bonn (Alemanha), o workshop “Biofuels: Fighting Climate Changes and Beyond” em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O encontro vai exaltar o potencial dos biocombustíveis na redução das emissões de gases de efeito estufa, geração de renda e promoção da bioeconomia. De acordo com renomadas autoridades em energias renováveis, a expansão do etanol é considerada vital para o alcance dos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris. Além disso, pode colaborar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No evento, o etanol de cana será apresentado como um caso de sucesso por especialistas das áreas financeira e automobilística, além de representantes de entidades da sociedade civil, que debaterão os diversos benefícios socioambientais proporcionados pelos biocombustíveis na matriz energética brasileira e mundial.

Programação

Na abertura do workshop, Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil, vai destacar como o País está promovendo internacionalmente o uso dos biocombustíveis. O executivo tratará, principalmente, de ações como a Plataforma Biofuturo, movimento lançado durante a COP22, no Marrocos, em que 20 nações, incluindo o Brasil, trabalham para o crescimento dos combustíveis alternativos na matriz mundial.

Já Celine Ramstein, coordenadora do Programa de Mudanças Climáticas do Banco Mundial, fará uma palestra sobre a precificação de carbono, explicando como este mecanismo pode auxiliar na demanda pelos biocombustíveis e na renda de pequenos, médios e grandes produtores de energias renováveis. Gerard Ostheimer, diretor do Sustainable Energy for All (SE4ALL) e do Below 50, discutirá sobre a questão dos biocombustíveis como propulsores do crescimento econômico sustentável nos países em desenvolvimento e de terceiro mundo.

Por fim, Géraldine Kutas, assessora sênior da presidência da Unica para Assuntos Internacionais, falará sobre a produção e utilização do etanol no Brasil. A executiva pretende destacar como as usinas e o biocombustível de cana vêm colaborando com o progresso econômico, social e ambiental do País. O papel de políticas públicas que tragam previsibilidade para futuros investimentos no setor sucroenergético também será tema da apresentação. O Programa RenovaBio, iniciativa que aguarda definição do Governo para ser implementada, será abordado como uma dessas medidas estratégicas para se alavancar a presença das fontes renováveis no segmento de transportes.


Link

Compartilhar