Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 18 de Julho de 2017 - 14h32

Exclusivas uagro

O etanol de milho veio para ficar

Transformação do grão em biocombustível é nova oportunidade para agregação de valor

DATAGRO

O Brasil deve fechar o ciclo 2016/17 com uma “supersafra” de 237 milhões de toneladas de grãos, segundo o mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção de milho também deverá ser recorde, chegando a 96 milhões de toneladas. No entanto, a capacidade atual de armazenamento do País gira em torno de 168 milhões de toneladas, o que representa cerca de 60% do total produzido. Ou seja, há um evidente déficit de armazéns para estocagem dos grãos. Diante deste cenário, no Mato Grosso, toneladas de milho já estão sendo “armazenadas” a céu aberto.

A fabricação de etanol de milho pode ser uma solução para agregar valor ao grão, principalmente nos momentos em que a produção do cereal está significativamente elevada e os preços baixos.  “Nossa produtividade tem aumentado muito, o que inevitavelmente acarreta em redução nos preços. Já temos no Brasil hoje entre três a quatro usinas fabricantes de etanol de milho, indústria que ao meu ver veio para ficar”, afirma Henrique Amorim, presidente da Fermentec.

Opinião semelhante tem o ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli. “O etanol de milho é oportunidade, e não fuga para o produtor brasileiro”, diz. Segundo Paolinelli, a possibilidade cada vez mais crescente de o milho ser usado para fabricação de etanol, especialmente no Centro-Oeste, é um novo caminho que se abre para agregação de valor ao produto e consequentemente ganho de renda para o agricultor. De acordo com o dirigente, o potencial de desdobramento do milho em outros derivados é similar ao da soja, e que a pesquisa e o desenvolvimento de novas descobertas neste sentido precisam ser estimulados.

O avanço do etanol de milho no País será um dos temas da 17ª Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, que acontece em novembro em São Paulo (SP). 

Serviço:

17ª Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol

Data: 06 e 07 de novembro de 2017

Horário: das 8h às 18h

Local: Grand Hyatt Hotel, em São Paulo (SP)

Programação e inscrições pelo site: http://www.conferenciadatagro.com.br/


Link

Compartilhar