Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 16 de Abril de 2018 - 09h15

Com tempo seco, colheita de soja avança no Centro-Sul

No entanto, chuvas das semanas anteriores afetaram a qualidade dos grãos em algumas regiões

DATAGRO

O clima mais seco das últimas semanas favoreceram a colheita de soja no Centro-Sul do Brasil. Essa condição reduziu a unidade das plantas, contribuindo para a entrada das máquinas no campo, informa a Somar Meteorologia.

Em algumas áreas do Paraná. alguns produtores das regiões sul e sudoeste do estado tiveram perda de qualidade dos grãos devido ao excesso de chuva registrado no período de maturação das lavouras. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) , a colheita de soja atingiu 91% da área cultivada na última semana.

No Rio Grande do Sul, 35% das lavouras foram colhidas e pelo menos 40% estão em fase de maturação com colheita prevista para as próximas semanas. As primeiras áreas que passaram pelo processo registraram boa produtividade ficando até mesmo acima do previsto, porém os plantios mais tardios tiveram problemas com falta de chuva na fase de desenvolvimento e enchimento de grãos, além da ocorrência de ferrugem na fase final do ciclo reprodutivo.

Segundo a Emater/RS os números finais das safras obtidas pelos agricultores apresentam grande variação. Produtores da região relatam que os rendimentos obtidos oscilam entre 30 e 80 sacos/ha, o equivalente a 1,8 mil kg/ha e 4,8 mil kg/ha, respectivamente. A produtividade média estimada para o estado, até o momento, se situa ao redor dos três mil quilos por hectare.

Link

Compartilhar