Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 23 de Fevereiro de 2018 - 15h19

Aprosoja solicita ao Mapa ampliação do prazo de zoneamento agrícola no PR

Entidade pede que a data limite seja entendida até 10 de março

DATAGRO

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vão realizar estudos para avaliar a possibilidade de aumentar em dez dias o período de vigência do zoneamento agrícola de risco climático em regiões do Estado do Paraná. A garantia foi dada pelo secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, após encontro com dirigentes da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Paraná (Aprosoja-PR).

A solicitação foi feita na última quarta-feira (21), em Brasília, pelo presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, e pelo vice-presidente, José Sismeiro. Também participaram da reunião o diretor executivo da Aprosoja Goiás, Cristiano Palavro, e técnicos do Mapa.

A Aprosoja PR pede que o prazo seja estendido até 10 de março. O prazo atual para o término do plantio é o dia 28 de fevereiro. “As seguradoras fazem seguros até 28/02. Tem produtores que não estão querendo retirar os insumos das cooperativas se não aumentar o zoneamento pois não querem arriscar plantar sem o seguro. O secretário Neri Geller se mostrou muito sensibilizado com os agricultores paranaenses que sofreram com o atraso do plantio da cultura da soja e na colheita vem enfrentando períodos de bastante chuvas”, afirmou Bonesi ao final do encontro.

Link

Compartilhar