Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 11 de Agosto de 2017 - 16h03

Pesquisador recomenda antecipar controle de plantas daninhas

Segundo Fernando Storniolo Adegas, da Embrapa Soja, produtor deve aguardar condições mais adequadas para realizar a aplicação de herbicidas

Uagro

Com a perspectiva de implantar a cultura de soja mais cedo este ano, diante da alteração do fim do vazio sanitário no Paraná para até o dia 10 de setembro, o pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Storniolo Adegas recomenda que os produtores antecipem também o manejo de plantas daninhas nas lavouras. “Sempre recomendamos que o produtor faça o manejo logo após a colheita do milho safrinha. Porém, observamos que agora o clima está muito seco e as plantas estão estressadas. Por isso, indicamos que o produtor aguarde condições mais adequadas para realizar a aplicação de herbicidas”, declara.

Segundo ele, o monitoramento da lavoura é importante para observar as plantas que germinaram, qual o nível de infestação, ver se existem reboleiras, onde estão distribuídas estas plantas e o tamanho delas para iniciar o planejamento de controle. O pesquisador acredita que um volume de chuva entre 30 e 40mm já deve ser suficiente para repor a água do solo e deixar as plantas aptas para receberem a aplicação. “Quando voltar a chover e as plantas voltarem a se desenvolver será ideal para iniciar o manejo, fazendo o controle com herbicida”, pontua Adegas.

O tipo de produto a ser aplicado depende de quais plantas daninhas existem na lavoura. Conforme o pesquisador, normalmente, para controlar estas plantas antes de fazer a semeadura da soja são necessárias duas aplicações sequenciais, podendo ser usados diferentes produtos, dependendo do tipo de planta, do tamanho delas e da dispersão na área.

De acordo com a "imprensa da Copagril", a principal recomendação do pesquisador é fazer a implantação da cultura da soja em área livre de plantas daninhas. “Tem que deixar as plantas daninhas bem controladas antes do plantio para que a soja tenha condições de germinar no limpo”, salienta Adegas. “No período após a colheita do milho safrinha é bom deixar uma boa palhada sobre o solo, evitar com que a planta daninha produza sementes, tudo ajuda no controle, principalmente não deixar com que as mesmas se desenvolvam muito, o que dificultará o controle”.


Link

Compartilhar