Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 23 de Junho de 2017 - 15h49

Conheça os benefícios do vazio sanitário da soja

Além do ganho sanitário, a proibição do plantio pode gerar ganho econômico

Uagro

O vazio sanitário da soja é adotado em 11 estados brasileiros, além do Paraguai. A medida que proíbe o cultivo de plantas durante três meses, tem como objetivo maior reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

A Embrapa ouviu alguns especialistas para explicar os benefícios ao se realizar o vazio da soja. Segundo a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudine Seixas, o vazio é de extrema importância no combate à ferrugem.

“Quando eliminamos as plantas de soja na entressafra "quebramos" o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente”, explica Claudine.

Além do ganho sanitário, a proibição do plantio pode gerar ganho econômico. É o que destaca o engenheiro agrônomo da Embrapa Agropecuária Oeste, Alexandre Dinnys Roese. O especialista lembra que há uma redução da quantidade de aplicação de produtos químicos para controle da ferrugem asiática.  Outro benefício dessa estratégia de manejo é contribuir para evitar que o fungo desenvolva resistência aos produtos químicos disponíveis.

LEIA TAMBÉM: Vazio sanitário da soja já está em vigor 

O chefe de divisão de Defesa Sanitária da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Felipe Porto Carreiro Petelinkar, explica que o vazio sanitário é uma medida muito importante adotada no Mato Grosso do Sul há 11 anos e que vem trazendo benefícios para a sojicultura. “O vazio sanitário faz com que a entrada do fungo na lavoura de soja seja atrasada e ocorra uma quebra de ciclo da doença”, disse Felipe.

Link

Compartilhar