Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 28 de Setembro de 2016 - 11h08

Plantio de milho e sorgo podem ajudar na conservação do solo

Sistema radicular dessas duas culturas é mais profundo, deixando o solo mais poroso, fato que beneficia a rotação

Uagro com informações da Secretaria da Agricultura - RS

Estimular o plantio de milho e sorgo na rotação de culturas entre os agricultores gaúchos é uma das metas do programa “Conservar para produzir melhor”, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação. As vantagens dos dois tipos de cultura para a conservação do solo foram tema de palestra apresentada pelo secretário Ernani Polo, durante o 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo nesta terça-feira (27), em Bento Gonçalves.

De acordo com o secretário, o milho e o sorgo são ótimas espécies para um sistema de rotação com a soja porque o sistema radicular dessas duas culturas é mais profundo, deixando o solo mais poroso, com mais capacidade de infiltração. “O melhor local para armazenar água é no próprio solo, e o solo precisa de uma capacidade de infiltração boa para reter essa água. As raízes de milho e sorgo contribuem para esse processo de descompactação. O cuidado com o solo faz com que possamos diminuir quedas bruscas de produtividade. Acreditamos que o maior limite na produtividade hoje está no solo”, explicou.

Polo alertou para alguns entraves à adesão de agricultores à implantação de lavouras de milho e sorgo. “O produtor opta pela soja, em vez do milho, por causa do custo de implantação da cultura, o risco climático e também pela possibilidade de venda futura, que não existe para o milho e traz segurança para o agricultor”.

Link

Compartilhar