Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 23 de Junho de 2017 - 14h02

Paraná deverá ampliar exportação de suco de laranja

Produção do Estado gira em torno de 50 mil toneladas do produto

DATAGRO

A expectativa para exportação de suco de laranja pelo Paraná é boa, projeta o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Segundo o Departamento, os preços vêm reagindo, principalmente pela queda na produção na Flórida, nos Estados Unidos, segundo maior produtor mundial de laranja, afetada pelo greening, doença que impede o desenvolvimento da fruta. Além disso, o dólar mais alto favorece as exportações brasileiras. “O suco do Paraná, pela doçura e coloração, tem grande aceitação no mercado internacional, com destaque para os Estados Unidos”, diz Leandro Teixeira, gerente técnico da Cocamar.

Nesse ano, a remuneração ao produtor também está mais alta. Em média, de acordo com o Deral, o produtor está recebendo R$ 20 por caixa, 18% mais do que os R$ 17 pagos na safra passada. O produtor João Luiz Pasquale, de Alto Paraná, no Noroeste do Estado, que trabalha há 28 anos com citricultura, confirma que os preços estão melhores nessa safra. A expectativa é colher entre 400 mil a 500 mil caixas nessa safra, cerca de 30% mais do que na anterior.

Veja também: Safra de laranja do PR deverá crescer 33% 

O Paraná possui três indústrias de suco – Louis Dreyfus, que tem contrato de compra da produção de laranja da Cocamar; a Citri Agroindustrial S/A, uma empresa privada de citricultores; e a Cooperativa Integrada. Praticamente toda a produção de suco é exportada, para Europa e Estados Unidos, principalmente. O Estado produz 50 mil toneladas de suco concentrado.

Link

Compartilhar