Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 30 de Janeiro de 2018 - 08h25

Clima impacta colheita e produção de grãos deve ser menor no PR

Excesso de chuvas vem prejudicando a colheita de feijão no Estado

DATAGRO

A produção de grãos de verão da safra 2017/18 deve totalizar 22,7 milhões de toneladas no Paraná. O número indica uma queda de 10% sobre o volume obtido na safra passada, ou uma redução de e 2,5 milhões de toneladas. As informações são do  Departamento de Economia Rural (Deral).

Chuvas causam perdas de 65 mil toneladas de feijão no PR

De acordo com o órgão, a redução na colheita está associada com a queda na produção de milho e feijão no Estado. Outro fator que impactou a produção foi o o comportamento do clima neste início de ano. As chuvas que estão ocorrendo em todo Estado prejudicaram fortemente os cultivos de feijão. A perda inicial já detectada pelo Deral está estimada em 65 mil toneladas.

Para o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a redução na produção de grãos da primeira safra primavera verão já era esperada. O excesso de chuvas não permitiu a colheita do feijão da primeira safra na época adequada. Assim muitas áreas onde a produção estava pronta para ser colhida sofreram com perdas de produtividade e qualidade do grão.

Na avaliação do diretor do Deral Francisco Carlos Simioni, há que se considerar ainda como fator de produção quando compara-se a safra atual com a safra 2016-2017, as condições favoráveis do clima na época. Durante todo ciclo vegetativo dos cultivos e, também, na época de colheita. Assim, foi possível atingir níveis de produtividade muito acima da média, acima daquelas que normalmente ocorrem para feijão, milho e soja.

Segundo Simioni, daqui para frente, com a tendência de redução dos índices de chuva já previstos pelos principais institutos de meteorologia para o período fevereiro, março e abril, a preocupação é que não ocorra “falta de água”, pois ainda tem muita produção pela frente.

Link

Compartilhar