Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 06 de Dezembro de 2017 - 10h02

CNA projeta safra 5% menor em 2018

Colheita deve atingir 224 milhões de toneladas, após resultado espetacular neste ano, diz presidente da entidade

DATAGRO

A produção de grãos deve ser menor em 2018. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a colheita deve atingir 224 milhões de toneladas, 6% a menos do que a safra registrada neste ano. “Teremos queda de produção de grãos apenas se levarmos em conta o ano de 2017, que foi espetacular”, disse, em nota, o presidente da entidade, João Martins.

Produção brasileira de grãos deve ser menor em 2018

No entanto, Martins ressaltou que o país pode bater no futuro o volume de produção colhida neste ano registrado, pois o produtor rural, com a utilização de tecnologias, produz cada vez mais sem derrubar florestas utilizando, por exemplo, áreas degradadas que podem ser convertidas em terras agricultáveis.

Para o presidente da CNA, o produtor rural está cada vez mais eficiente. “Se olhar o histórico de quanto produzíamos por hectare o feijão, o leite, a carne, o milho, vê-se que cada dia mais o produtor está mais competitivo. Ele tem de ganhar por escala, sobre quantas sacas ele vai produzir por hectare”. Contudo, a capacidade do produtor fica limitada devido aos problemas já tradicionais da agropecuária nacional.

“Somos eficientes da porteira pra dentro. Mas vamos ficar com o produto aqui? Não, vamos levar lá para fora. Mas somos ineficientes da porteira pra fora e precisamos urgentemente tomar algumas medidas para amenizar esse problema e evitar caminhões atolados nas filas dos portos”.

Link

Compartilhar