Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 31 de Outubro de 2017 - 12h20

Atraso no plantio da soja compromete 2ª. safra de milho em Goiás, diz Aprosoja

Entidade avalia que menor emprego de tecnologia e semeadura fora da janela ideal reduzem produção e podem gerar reviravolta nos preços

DATAGRO

Com chuvas muito abaixo da média, o plantio da soja pouco avançou em Goiás no mês de outubro. A Associação dos Produtores de Soja e Milho no Estado (Aprosoja-GO) calcula que a área já plantada não passa de 10% neste primeiro mês de semeadura. Em outubro de 2016, quando as chuvas chegaram mais cedo e foram regulares, os produtores conseguiram plantar cerca de 25% da área total.

Como a maioria das cultivares de soja recomendadas para Goiás têm ciclo de 105 a 115 dias, esse atraso afeta automaticamente a segunda safra, que tem a produção de milho como carro-chefe e janela ideal de plantio terminando em fevereiro. Esse prazo apertado entre a safra de soja e a safrinha de milho pode ter reflexos em toda a cadeia produtiva, como explica o presidente da Aprosoja-GO, Bartolomeu Braz Pereira

“Estamos diminuindo a área de milho no verão e nós teremos uma safrinha comprometida, porque mesmo sendo plantada, ela terá uma produtividade menor. Então isso preocupa bastante nesse momento não só os produtores rurais, mas os consumidores também, já que nós poderemos ter uma reviravolta [para cima] nos preços do milho devido a esta situação.” Esse cenário exige muita cautela e a Aprosoja-GO recomenda ao produtor que faça primeiro o plantio da soja para depois “replanejar” sua safrinha. 

Como a janela da safrinha de milho está comprometida, a Aprosoja-GO recomenda a busca por culturas alternativas, que podem ter menor custo de produção, preços de venda relativamente atrativos ou ainda proporcionar melhorias ao solo. “Temos várias alternativas: sorgo, que já é comum; a rotação com braquiária, que é o mais recomendado, pois melhora a estrutura do solo; feijão caupi, girassol. São várias alternativas dependendo da época que o produtor vai iniciar sua colheita de soja”, exemplifica o dirigente da Aprosoja-GO. Segundo a entidade, enquanto a janela ideal de plantio do milho termina em fevereiro, a semeadura dessas culturas alternativas costuma se estender até meados de março, cabendo ao produtor avaliar e escolher a melhor opção para a safrinha em sua propriedade.

Link

Compartilhar