Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 19 de Julho de 2018 - 12h29

Sistema que monitora rastreabilidade dos vegetais passa a valer em agosto

Norma obriga que todas as frutas e hortaliças deverão fornecer informações padronizadas capazes de identificar o produtor

DATAGRO

Um sistema de rastreabilidade irá auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos nos vegetais frescos destinados à alimentação humana. Segundo informou o Ministério da Agricultura, a primeira fase de implementação do sistema será iniciada em 8 de agosto, onde a rastreabilidade deverá ser aplicada ao grupo de citros, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino.

O sistema tem como objetivo estabelecer a obrigatoriedade de que todas as frutas e hortaliças deverão fornecer informações padronizadas capazes de identificar o produtor ou responsável no próprio produto ou nos envoltórios, caixas, sacarias e outras embalagens. O produtor deve informar o endereço completo, nome, variedade ou cultivar, quantidade, lote, data de produção, fornecedor e identificação (CPF, CNPJ ou Inscrição Estadual).

O ministério, informou, ainda, que a identificação pode ser realizada por meio de etiquetas impressas com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR Code, ou qualquer outro sistema que permita identificar os produtos vegetais frescos de forma única e inequívoca.


Link

Compartilhar