Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 29 de Setembro de 2017 - 14h21

Girassol é alternativa agrícola para sistemas produtivos

Na safra 2016/17, cultura foi semeada em 62,3 mil hectares, resultando em uma produção de 102 mil toneladas

DATAGRO

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem a XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol, nos dias 24 e 25 de outubro de 2017, no campus da Ufla, em Lavras (MG). 

Segundo os organizadores, o objetivo da RNPG é discutir os resultados de pesquisa e as recomendações técnicas para a produção da cultura do girassol, definir prioridades e estabelecer parcerias de pesquisa e transferência de tecnologia em girassol nas diferentes regiões do Brasil.

Para essa edição, serão abordados temas como: qualidade de óleo e sua relação com a manutenção da saúde, manejo de plantas daninhas e doenças, qualidade da torta (coproduto) e o uso do girassol para silagem. 

A cultura do girassol é semeada no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul) do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o girassol foi semeado em 62,3 mil hectares, resultando em uma produção de 102 mil toneladas, na safra 2016/2017.

O Estado de Mato Grosso foi responsável por 54% da produção nacional da oleaginosa. Para os organizadores do evento, o interesse pelo cultivo de girassol cresce, devido à busca por alternativas agrícolas e pelo interesse em óleos vegetais de melhor qualidade. 

Link

Compartilhar