Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 16 de Agosto de 2017 - 10h49

Acordo beneficia produtores de cacau a nível internacional

Um dos objetivos do projeto é assegurar a transparência do mercado internacional

Uagro

Foi aprovado na última terça (15), o projeto de decreto legislativo (PDS 46/2017) que ratifica o Acordo Internacional do Cacau. O objetivo da mundial é estreitar a cooperação internacional no setor cacaueiro e assegurar a transparência do mercado internacional beneficiando produtores e consumidores.

Conforme a Agência Senado, um dos pontos mais importantes é a obtenção de “preços justos que levem a retornos econômicos equitativos e contribuam para o desenvolvimento equilibrado da economia mundial do cacau no interesse dos membros da Organização Internacional do Cacau”, conforme avalia a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), relatora do projeto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que deu voto favorável à matéria.

O Acordo Internacional do Cacau foi negociado entre 2008 e 2010, tendo a delegação brasileira participado ativamente das negociações. Entre os objetivos estão o funcionamento da Organização Internacional do Cacau como fórum de consulta para questões relativas ao setor cacaueiro global; a promoção de uma economia cacaueira sustentável em termos econômicos, sociais e ambientais; a transferência de tecnologia entre os membros; e a promoção do consumo.

Link

Compartilhar