Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 14 de Agosto de 2017 - 14h14

Pesquisadores criam abacaxi sem espinhos, com mais polpa e resistente à praga

Desenvolvida pelo Incaper e a Embrapa, nova variedade é entre 15% a 18% mais doce

DATAGRO

Quem planta abacaxi já ouviu falar sobre a Fusariose, doença causada por um fungo e que ataca a planta e apodrece parte do fruto. Para os agricultores desse tipo de cultura, a doença é uma preocupação, principalmente, porque é ela a responsável por aproximadamente 40% das perdas de produção comercializadas no Brasil.  No entanto, no Espírito Santo (ES), uma pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), resolveu a dor de cabeça dos produtores. Pesquisadores criaram uma variedade da fruta resistente à praga e com outras vantagens: o abacaxi Vitória.

O pesquisador do Incaper José Aires Ventura, de 62 anos, afirma que a pesquisa foi iniciada na década de 80. “No Espírito Santo, o abacaxi é cultivado, principalmente, por agricultores familiares. A melhor estratégia era trabalhar no sentido do melhoramento genético. No caso, desenvolver novas variedades que fossem resistentes à doença”, justifica. O abacaxi Vitória foi lançado em 2006, no município de Sooretama. 

José conta, ainda, que a nova versão da fruta não tem espinhos nas folhas, o que facilita os tratos culturais e ajuda o agricultor a organizar o plantio. Além disso, a polpa branca é de 15% a 18% mais doce do que os abacaxis convencionais, como o Pérola. “Além disso tudo, é resistente à principal doença da cultura no País e ainda está dentro do padrão exigido pelo mercado consumidor. Os frutos têm aproximadamente 1,4 kg, miolo pequeno, ou seja, tem mais polpa e é extremamente doce, com um equilíbrio de acidez muito bom”, destaca o pesquisador.

Link

Compartilhar