Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 31 de Julho de 2017 - 11h08

Geadas prejudicam hortifrútis no RS

Tomate foi uma das culturas mais atingidas, diz Emater

DATAGRO

Nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí do Rio Grande do Sul, as geadas da semana passada danificaram as culturas cultivadas a campo, como repolho, brócolis, beterraba e temperos, diz Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. No cultivo protegido, o tomate foi a cultura mais prejudicada, principalmente nas áreas nas quais os produtores estavam antecipando o plantio para comercialização no período de maior valor.

Na Serra, segue forte o transplantio das variedades precoces de cebola, com a maioria dos cebolicultores utilizando a irrigação para tornar mais seguro o pegamento das mudas. Sementeiras das variedades tardias estão com boa sanidade, bastante favorecidas pelo primeiro período de frio intenso e prolongado, dias ensolarados e baixa umidade do ar. Uma atividade em voga é a distribuição de adubos orgânicos e sua incorporação ao solo, constituindo o preparo preliminar dos canteiros que receberão as mudas das cultivares tardias.

Na região do Vale do Caí, as geadas ocorridas na semana passada não causaram danos significativas às bergamoteiras e laranjeiras, entretanto queimaram as brotações novas da lima ácida Tahiti, também conhecida como limão da caipirinha, espécie mais sensível ao frio. O tempo bom tem facilitado a colheita de frutas cítricas, que se encontra no auge, com os produtores recebendo bons preços pelas frutas.

Link

Compartilhar